Área: 1.030.700 Km².

REPÚBLICA ISLÂMICA
DA MAURITÂNIA (28/11/1960)

Bandeira Nacional da República Islâmica de Mauritânia - A lua crescente, a estrela e a cor verde são símbolos tradicionais do Islã.

"TERRA DOS MOUROS"

Islamic Republic of Mauritania
Nome oficial: Al-Jumhuriya al-Islamiya al-Muritaniya.
Capital: Nuakchott.
Nacionalidade: mauritana.
Idioma: árabe (oficial), francês, línguas regionais. As principais são: fulani, ulof (Wolof), soninquê (soninké) e hassniya. Hasaniya Arabic (official), Pular, Soninke, Wolof (official), French.
Religião: islamismo 99,5% (sunitas), cristianismo 0,2% (católicos), outras 0,3% (1994).
Moeda: Ugüia - Ouguiya (MRO). Khoums (moedas). A palavra árabe Khoums significa "quinto", 1 Ouguiya é dividido em 5 Khoums. Já Ouguiya é uma palavra nativa na Mauritânia, o sistema Ouguiya não é decimal e é dividido em 5 Khoums. África Ocidental Francesa.
Localização: noroeste da África. Margeia o Norte do Oceâno Atlântico, entre Senegal e Sahara Ocidental. A Mauritânia é limitada pela Argélia, Mali, o Oeste do Sahara, o Senegal e a Oeste, o Oceano Atlântico.
Características: deserto do Saara (maior parte); litoral baixo e plano (O); planície arenosa (N); elevações (O); bacia arenosa ao longo do rio Senegal (SO e SE); bacia do rio Níger (L).
Clima: árido tropical (N), tropical de altitude (S). Em quase todo o país o clima é quente e seco. No Sul, contudo, o nível de precipitação é maior, com uma época de chuvas que vai de Julho a Setembro.
População: 2,4 milhões (1997); composição: árabes berberes 75%, sapinques, pulares, tuculeres, peules e ulofes 25% (1996).
Patrimônios da humanidade: Parque Nacional Banc d’Arguin; Antiga Ksour de Quadane, Chinguetti, Tichit e Qualâta.
Divisão administrativa: 13 províncias subdivididas em distritos.
Cidades principais: Nouadhibou, Kaédi, Kiffa, Rosso.
Outras cidades: Akjoujt, Aleg, Atar, Bîr Moghreïn, Bogue, Boutilimit, Chinguetti, Choum, F'dérik, Kankossa, Maghama, Mbout, Mederdra, Néma, ÔAyoûn el ÔAtroûs, Ouadane, Qualâta, Sélibaby, Tichit, Tidjikdja, Zouérat.

A Mauritânia ("terra dos mouros", em latim) é povoada desde a Antiguidade. Este país do noroeste da África é o único controlado por povos tradicionalmente nômades.

Habitando uma área de transição entre o deserto e a floresta equatorial, a população da Mauritânia exprime duas realidades culturais africanas: o norte é habitado por maioria árabe, enquanto no sul os povos negros são majoritários, que vivem em atrito com o poder central.

O Deserto do Saara ocupa quase todo o território do país. A única área fértil está no sul, às margens do rio Senegal, usada para o cultivo de cereais e tâmaras.

Fortes secas nos últimos anos prejudicaram a produção agrícola. A Extração de ferro e a pesca marítima são as principais fontes de renda.

Abaixo, uma série de 1994 emitida sobre o Parque Nacional Banc d'Arguin (Birds of Banc d'Arguin); clique na câmera!

 

Top

História

A área onde fica a Mauritânia é povoada desde a Antiguidade. A utilização do camelo, nos primeiros séculos da Era Cristã, possibilita aos povos do norte atravessar o Saara e chegar à África negra.

Os berberes nômades do sul do Marrocos migram então para o sul, impondo-se aos pastores e agricultores negros da região. A invasão árabe, no século VII, introduz a religião islâmica entre os berberes.

No século XI surge entre os berberes a Dinastia dos Almorávidas, que conquistam Gana, Marrocos e Espanha. Foi visitado pelos portugueses no século XV. Tribos árabes derrotam os almorávidas no final do século XVII, introduzindo um sistema de castas cujos traços ainda se conservam na estrutura social do país.

A casta dos hassanes (guerreiros) impõe aos berberes o exercício de atividades pacíficas (comércio e ensino). Abaixo deles na escala social ficam os haratans (pastores negros ou mestiços) e os párias (ferreiros e músicos).

Domínio francês: A crescente dependência dos emires hassanes em relação aos comerciantes europeus, aos quais vendem goma-arábica, leva à desagregação de seu poder. A França inicia a conquista da região em meados do século XIX e, em 1908, a Mauritânia se torna uma colônia francesa.

O país conquista a independência em 1960. Moktar Ould Dadah elege-se presidente, sendo sucessivamente reeleito até 1978, quando é deposto por um golpe militar.

Invasão do Saara: Em 1976, após acordo com Espanha e Marrocos, a Mauritânia anexa a parte sul do Saara Ocidental, ficando a porção norte sob o domínio do Marrocos. Um movimento revolucionário, liderado pela Frente Polisário, ganha força entre a população saarauí e passa a combater a ocupação.

Os gastos militares para manter o controle da área provocam uma crise econômica no país. Em 1979, a Mauritânia assina um tratado de paz com a Frente Polisário e se retira da região. Aproveitando o recuo mauritano, o Marrocos anexa prontamente todo o Saara Ocidental...

Regimes militares

Vários golpes militares marcam a vida política do país até 1984, quando Maawya Ould Sid'Ahmed Taya assume o poder e forma um governo estável, porém marcado pelo recrudescimento das tensões étnicas. Taya reprime ativistas de grupos negros que reivindicavam o fim da supremacia branca (árabe) e da opressão aos negros.

Em 1991, a escalada de protestos contra as violações dos direitos humanos obriga o governo a submeter a plebiscito uma nova Constituição, que estabelece o pluripartidarismo.

A Constituição é aprovada e Taya elege-se no ano seguinte, em pleito denunciado como fraudulento pela oposição. Nas eleições legislativas, boicotadas pela oposição, o governista Partido Democrático e Social Republicano (PRDS) conquista a maioria das cadeiras nas duas Casas.

O alinhamento da economia do país à política do FMI, a partir de 1992, provoca aumento nos preços dos produtos básicos, agravando a situação social.

Protestos populares levam à decretação do toque de recolher na capital em janeiro de 1995. O país enfrentava ainda a repatriação dos refugiados mauritanos instalados no Senegal e dos tuaregues do Mali foragidos em seu território.

Em 1996, o presidente nomeia o xeque El Afia Ould Mohammed Khouna, do Partido Democrático e Social Republicano (PRDS), para primeiro-ministro. As eleições legislativas de março e outubro, novamente contestadas pela oposição, reafirmam a maioria governista no Parlamento.

Em janeiro de 1997, o governo prende líderes da oposição, acusados de manter relações suspeitas com a Líbia. Alguns são soltos mais tarde e outros levados a tribunal. O presidente Maawya Ould Sid'Ahmed Taya é reeleito para mais um mandato de 5 anos na eleição presidencial, ocorrida em 12 de dezembro.


Top

O primeiro selo foi emitido em 1906.

1906 - Scott: 1. Valor facial: 1 centime.

O primeiro selo impresso com o nome (1913) mostra mercadantes cruzando o deserto.

1913 - Scott: 18. Valor facial: 1 c. Mercadores cruzando o deserto.

Top

Selos foram emitidos pela África Ocidental Francesa entre 1943 a 1959.

O primeiro selo como República Islâmica foi emitido em 1960.

1960 - Scott: 116. SG: 130. Valor facial: 25 fr, multi. Proclamação da República Islâmica.

1985

Série de 3 valores: plantação, fogo... 1985


Top

 

Deserto do Saara

Maior deserto do mundo e o lugar mais quente do planeta!

Quirguistão 29/12/1995 - Scott: 89/96 (8). Michel: 97/104. Designers: G. Komlev. Deserto do Saara, Argélia.

Países que abrange: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. Dele são extraídos gás natural, cuja produção está entre as maiores do mundo, também petróleo, principal minério exportado pela Argélia.

Os cartões postais abaixo, apresentam as dunas do Saara, no sul da Tunísia, na região de Douz.

Dunas e as ruínas da velha vila Ghlissia, as quais foram destruídas e incobertas pela areia.

By Editions Mirage, Tunisia, 2000.


Top

Imagens da Mauritânia

Imagens da Mauritânia


Société Mauritanienne des Poste - Mauri Post
Avenue Fayçal BP 10000 Nouakchott - R.I.Mauritanie
dpm@mauripost.mr — mauripost@mauripost.mr
http://www.mauripost.mr/

  Última atualização: 01/04/2006.  

Mauritânia África Mauritânia2